quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Vendas de discos físicos caem e de álbuns digitais crescem na internet em 2008 nos EUA.

As vendas de discos continuaram caindo em 2008, enquanto o crescimento do download de faixas digitais não conseguiu compensar a queda da venda de CDs no ano.
Os resultados das vendas divulgados nesta quarta-feira (31) pela Nielson Co. mostram que o total de vendas de álbuns nos EUA, incluindo vendas de álbuns digitais, caiu para aproximadamente 428 milhões de unidades, uma queda de 8,5% em relação às 500 milhões de unidades vendidas em 2007.
A venda de álbuns físicos caiu de 450 milhões para 362 milhões, enquanto a venda de álbuns digitais cresceu 32%, batendo o recorde de quase 66 milhões de unidades.
O disco mais vendido do ano foi "The Carter III", do rapper Lil' Wayne. A cantora de country Taylor Swift teve dois discos no top 10: "Fearless", segundo disco da cantora ficou em terceiro lugar, e sua estréia homônima ficou com a sexta posição - Swift foi a artista que mais vendeu no ano.
As vendas de faixas individuais, feitas por sites como o iTunes, da Apple, cresceram 27%, e pela primeira vez ultrapassaram a marca de 1 bilhão de unidades, com 1,07 bilhão de unidades vendidas. Nesse quesito, a campeã é a cantora de R&B Rihanna, que vendeu quase 10 milhões de faixas on-line.



Outro setor que apresentou crescimento significativo foi o de discos de vinil. "Abbey Road", dos Beatles, foi lançado em 1969, mas em 2008 vendeu mais de 16 mil unidades em vinil, ficando com o segundo lugar, atrás de "In rainbows", do Radiohead. E terceiro lugar vem "Chinese democracy", disco do Guns N' Roses que demorou quase15 anos para ser lançado.


Fonte: G1

Nenhum comentário: