sexta-feira, 26 de junho de 2009

O Adeus ao Rei do Pop.

Gostaria muito de retornar com uma notícia boa. Mas infelizmente no final da tarde desta última quinta-feira o mundo perdeu Michael Jackson. Ele não era apenas o Rei do Pop. Como se isso não fosse o bastante ele também era considerado um dos pais do videoclipe moderno. Foi o primeiro a introduzir efeitos especiais e alta tecnologia em seus vídeos.
Nascido em 29 de agosto de 1958, Michael começou a carreira cedo, aos 6 anos, junto a 4 de seus 8 irmãos. Logo em sua primeira apresentação eles levaram o prêmio do concurso de calouros.
O grupo mais tarde se tornou o The Jackson Five, e, quando assinou contrato com a gravadora Motown Records, no final dos anos 1960, passou por uma metamorfose final, tornando-se The Jackson 5. Pelo mesmo selo, Michael lançou seu primeiro álbum solo em 1972, "Got to be there".
De lá até 2001, o cantor gravou outros oito álbuns solo, incluindo "Off the wall" (1979), produzido pelo lendário Quincy Jones, e "Thriller" (1982), que ficou 37 semanas consecutivas no primeiro lugar das paradas e é considerado o álbum mais vendido de todos os tempos -- os números variam de acordo com a fonte, de 50 milhões a cerca de 100 milhões de cópias.
"Thriller" - que ganhou uma reedição comemorativa em 2008 - é uma das principais responsáveis por imortalizar pérolas pop como “Billy Jean” e “Beat it”. Ao todo, sete canções chegaram ao topo das paradas de sucesso nos Estados Unidos. O álbum deu origem ainda a um dos clipes mais cultuados desta era. Dirigido por John Landis, o vídeo da faixa-título mostra o astro pop se transformando em zumbi e traz a risada sinistra de Vincent Price, que assombrou muitos adolescentes no início dos anos 80.
Outros álbuns incluem "Bad" (1987), "Dangerous (1991) e "Invincible" (2001). No total, segundo cifras divulgadas nos Estados Unidos, Michael Jackson vendeu 750 milhões de discos.

Jackson tbm estrelou um filme ao lado de Diana Ross, a quem viria a ser madrinha dos Jackson 5. "The Wiz", uma adaptação do espetáculo "O Mágico de Oz" foi lançado em 1978.
Envolvido com vários projetos de caridade, Michael se juntou a vários artistas no início da década de 90 e lançou a música "We are the world" para arrecadar donativos e chamar a atenção do mundo para as crianças vítimas de AIDS na África.

Michael Jackson se preparava para a sua volta aos palcos com 50 shows marcados a partir de julho deste ano. Ele adiou vários shows antes mesmo de começar a turnê, o que aumentou os rumores de sua saúde debilitada. Segundo o advogado da família, Brian Oxman, Jackson tomava remédios para tratar de umas dores nas costas e na perna, após uma queda no palco.

Michael Jackson foi declarado morto às 18h26 (horário de Brasília) de quinta-feira (25). O cantor de 50 anos não estava respirando quando os paramédicos chegaram à sua casa, em Los Angeles.

Fonte: G1 e Fox News

Nenhum comentário: